top of page

Monumentos

Sé Catedral

A Sé Catedral de Viseu é um edifício gótico, com traços de igreja-fortaleza, dos séculos XIII-XIV. Na frontaria encontram-se as imagens de São Marcos e São Lucas, São João e São Mateus, São Teotónio e ao alto Nossa Senhora da Assunção. 

A capela-mor apresenta o grandioso retábulo e o cadeiral do coro, de salientar a imagem da padroeira, Nossa Senhora do Altar-Mor em grande destaque. O novo altar, projecto do arquitecto Luís Cunha, acrescenta um toque contemporâneo. A sacristia, construída em 1574, possui tecto de madeira apainelada e está decorado com pinturas a têmpera, semelhantes às da capela-mor. As paredes encontram-se forradas a azulejo de padrão do século XVII. A capela de Dom João Vicente (Bispo de Viseu - 1446/1463) é um dos locais mais interessantes do ponto de vista arquitectónico devido aos ornatos de linhas rectas e entrelaçados.

Cava de Viriato

Designação dada a uma invulgar fortificação, a Norte da cidade, de planta octogonal perfeita, rodeada de muros, taludes e um fosso, com área interior de 39 hectares. Terá sido um acampamento militar romano, de carácter permanente, dos meados do século I a.C. Segundo o historiador Jorge de Alarcão, a sua construção pode atribuir-se a Décimo Júnio Bruto (138 a.C.) ou a César (61 a.C.) ou a Cássio Longino, ou Petreio (48 a.C.). O projecto de requalificação desta área, da responsabilidade do arquitecto Gonçalo Byrne (2001).

Museu Grão Vasco
Contíguo à catedral, do lado norte, fica um majestoso edifício em granito, o antigo Paço dos Três Escalões, atualmente Museu de Grão Vasco. A sua principal colecção é constituída por um conjunto notável de pinturas de retábulo, proveniente da Catedral e de igrejas da região, da autoria de Vasco Fernandes (c 1475 – 1542), o Grão Vasco. Nesta galeria expositiva constam também preciosos óleos e desenhos do grande Columbano, as telas de mestres como Malhoa, Alfredo Keil, Soares dos Reis, Bonvalot, Marques de Oliveira, António Carneiro, Silva Porto, António Ramalho, Sousa Lopes…; são dezenas e dezenas de outros tantos artistas nacionais e até estrangeiros, como Madrazo e Benlliure. O Museu de Grão Vasco tem ainda miniaturas, porcelanas, mobiliário, estofos, esculturas, jóias, numismática e outros primores e preciosidades de Património Nacional.
 
Igreja da Misericórdia
A Igreja da Misericórdia situa-se no Largo da Misericórdia, atual Largo Dr. António José de Almeida. A sua construção iniciou-se em 1525, estando concluída por volta de 1536. O crescente desenvolvimento da Irmandade originou e possibilitou a ampliação deste templo em 1599. Manteve-se a estrutura de uma só nave,com cabeceira tripartida, Capela-mor e Capelas colaterais, do estilo "severo da Renascença Filipina". Os panos interiores estão revestidos de azulejo do século XVII.
Datam da mesma altura o tecto em caixotões com fechos de flores douradas que cobre todo o corpo da Igreja, as grades de pau-preto que separam o presbitério da assembleia, o púlpito e o coro-alto, assente em duas colunas com fustes lisos, tendo nelas pintado a ouro sobre fundo azul o símbolo da Eucaristia – a vinha. 
Na parte destinada aos fiéis encontra-se ainda o Cadeiral da Mesa Administrativa, de uma só peça com treze lugares, tendo ao centro as armas reais e a coroa.

© 2023 by Jack & Ann. Proudly created with Wix.com

bottom of page